Rua Paulo Lopes de Leão, 557 - Itaquera - SP/SP

POR AMOR A DAVI

  • 10 de Janeiro de 2020
Porque eu ampararei a esta cidade, para a livrar, por amor de mim e por amor do meu servo Davi.(II Reis 19:34)
 

 

I Reis 11: (4) Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai; (5) Salomão seguiu a Astarete, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. (6) Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do Senhor, e não perseverou em seguir, como fizera Davi, seu pai. (7) Nesse tempo edificou Salomão um alto a Quemós, abominação dos moabitas, sobre e monte que está diante de Jerusalém, e a Moleque, abominação dos amonitas. (8) E assim fez para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a seus deuses. (9) Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão, porquanto e seu coração se desviara do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera, (10) e lhe ordenara expressamente que não seguisse a outros deuses. Ele, porém, não guardou o que o Senhor lhe ordenara. (11) Disse, pois, o Senhor a Salomão: Porquanto houve isto em ti, que não guardaste a meu pacto e os meus estatutos que te ordenei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. (12) Contudo não o farei nos teus dias, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei. (13) Todavia não rasgarei o reino todo; mas uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor de Jerusalém, que escolhi.  

 

Apesar de todas as bênçãos que o Senhor derramou sobre a vida de Salomão, fazendo-o prosperar em todas as áreas de sua vida pessoal e do reino, lhe dando sabedoria extraordinária, a qual foi reconhecida e admirada por outros povos, e ainda lhe agraciou com um reinado de paz, o que não ocorreu nos tempos de Saul e Davi, mesmo com tudo isto, Salomão fez o que era mau aos olhos do Senhor.  

 

O que fez ? Ah, ele fez alianças com quem não devia e abandonou as instruções da Palavra de Deus. Salomão abandonou a fé em Jeová e começou a cultuar e adorar outros deuses. Mas como líder da nação, seu mau exemplo foi seguido e o povo pecou diante de Deus.  

 

Em um determinado ponto de sua vida, Deus se revela a Salomão e denuncia o seu pecado. Como todo pecado gera uma conseqüência, Deus deu a sentença: daria o reino na mão de um dos servos de Salomão. Mas, “por amor a Davi” Deus estava concedendo duas ressalvas: 1º. Não faria isto no tempo de Salomão, e, 2º. Deixaria uma das tribos de Israel nas mãos de um filho de Salomão, para perpetuar a aliança que Deus tinha feito a Davi.  

 

Esta frase: Por amor a Davi, que se repete neste texto, me chamou a atenção. Apesar do pecado de Salomão e apesar do pecado da nação, Deus se lembra de Davi e por amor a ele, dá uma sentença adiada para um tempo futuro.  

 

Todo pecado gera uma conseqüência. Fazendo uma analogia com a nossa vida civil, poderia dizer que todo crime gera uma sentença ou condenação. Às vezes maior, outras menor, mas existe um penalidade para cada crime cometido. Cabe ao juiz analisar a situação e decretar a sentença.  

 

Vivemos um tempo de pecado e nossa geração tem cometido todo tipo de abominação diante de Deus. Poucas vozes tem se levantado para denunciar os pecados de nossa geração, por isso, não apenas aqueles que os cristãos consideram como “do mundo” tem cometido tais abominações, mas muitos dos próprios “cristãos” fazem o mesmo.  

 

Seja por ensinamento errado, seja por exemplo errado (como no caso de Salomão), seja por desejo errado, nada disso importa. A Palavra de Deus diz: “A alma que pecar, essa morrerá” (Ezequiel 18:4). Aquele que pecar, trará sobre si as conseqüências. Uma geração que peca, trará sobre si a condenação.  

 

Quando lemos textos como os de Mateus 24 e 25, entre tantos outros, que fazem prenúncios aos tempos do fim, e compramos com o que está ocorrendo ao nosso redor, fica sempre a preocupação: será nesta geração ?  

 

Minha pergunta hoje é: Se Deus, “por amor a Davi” adiou a sentença ou diminuiu um pouco o peso da condenação nos dias de Salomão, será que, por amor a mim e a você, poderia fazer o mesmo ? Será se existem em nossa geração, pessoas com um coração igual ao de Davi, que diante de Deus, se derrama em confessar seus pecados e procura ser um verdadeiro adorador e “testemunhador” das obras que Deus tem realizado em nossos dias ? Será que, se Deus procurar, vai encontrar pessoas como Davi, que ama a Deus a ponto de desafiar os Golias de nossa geração, que estão incorporados em instituições e movimentos das mais diversas ordens, que fazem de tudo para destruir ou perverter os preceitos de Deus ? Será ?  

 

Minha oração neste dia é de que, haja Davi ou Davi(s) a ponto de Deus dizer: “Por amor a Davi, vou adiar a sentença sobre esta geração”. Ou: “Por amor a Davi vou amenizar os efeitos da sentença lançada sobre esta geração.”  

 

Que eu e você, meu irmão e minha irmã, possa refletir nesta palavra e buscarmos em Deus ter um coração como o de Davi, pois nossa geração está precisando dos tais.  

 

Tenha um dia abençoado.

Pr. Devanir Caetano da Silva